Felipe Augusto também comemora mais um recorde na vacinação contra a Covid-19
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, publicou o Decreto Municipal nº 8317/2021, que trata da flexibilização dos comércios, conforme o direcionamento do Governo do Estado São Paulo referente ao Plano SP, com vigência até 31 de agosto.
A decisão do prefeito, publicada nesta terça-feira (17), foi amparada em análises e definições do Comitê de Gestão de Crise de Enfrentamento ao Coronavírus (CGC).
O decreto estabelece que, além das atividades essenciais, todos os estabelecimentos comerciais podem atuar com 100% da capacidade de ocupação e sem restrição de horário: restaurantes e similares; retiradas no local; academias e afins; e atendimento comercial em praias.
Ficam liberados a venda de bebidas alcóolicas nos estabelecimentos e os casamentos de qualquer porte, inclusive com utilização da pista de dança.
Velórios e afins não precisam ter mais limite de pessoas ou duração, independente da causa da morte.
A decisão para a abertura do comércio levou em conta índices balizadores que evidenciam o quadro geral da pandemia no município:
- Queda no número de pessoas contaminadas por coronavírus;
- Diminuição no número de munícipes em quarentena domiciliar;
- Redução no atendimento e na ocupação hospitalar devido à Covid-19;
- Cerca de dois meses sem novos pacientes internados com ventilação mecânica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Respiratória;
- Vacinação contra Covid-19 realizada com eficiência e agilidade, contemplando toda população adulta do município;
- Imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos será iniciada em poucos dias.
Novo recorde
São Sebastião vacinou quase 3,4 mil pessoas em um dia e bateu novo recorde. O sucesso da ação, voltada à aplicação de segunda dose, resultou em cerca de 40% da população adulta com esquema vacinal completo.
Nesta terça-feira (17), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), bateu novamente seu próprio recorde no número de doses aplicadas em apenas um dia, desta vez em uma campanha para aplicação de segunda dose contra Covid-19. Foram imunizadas 3.392 pessoas, vacinadas com a primeira dose de Coronavac até 20 de julho.
O último recorde havia sido registrado no dia 12 de agosto, quando 2.928 pessoas receberam a vacina. Com esta ação, São Sebastião atinge 40% da população adulta com o esquema vacinal completo.
No município já foram ministradas 84.756 doses da vacina, sendo 60.535 referentes à primeira dose, 21.867 relacionadas à segunda dose e 2.354 doses únicas, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde (SESAU).
A campanha de vacinação segue nesta quinta-feira (19) com a aplicação de segunda dose para pessoas imunizadas com Astrazeneca até 27 de maio. A ação será das 8h30 às 11h e os munícipes devem retornar ao local onde tomaram a primeira dose para completar a imunização.