O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, participou nesta terça-feira (7), na Rua da Praia, centro, da cerimônia de hasteamento das bandeiras do País, Estado e Município, em comemoração à Independência do Brasil.
Em breve cerimônia, devido à pandemia da Covid-19, o prefeito e autoridades civis e militares realizaram o hasteamento dos pavilhões. O prefeito, o presidente da Câmara, José Reis e o Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil, Adriano Vieira de Souza, respectivamente, hastearam as bandeiras de São Sebastião, do Estado de São Paulo e do Brasil.
Felipe Augusto falou sobre a data e a cerimônia restrita. “Realizamos um ato simbólico, gostaria de ter realizado o desfile, mas reunir em torno de 15 mil pessoas na Rua da Praia seria uma agressão aos protocolos de segurança à Saúde; mas o pulsar da pátria está no coração de cada brasileiro. São Sebastião respeita a tradição e honra a pátria”.
O hasteamento das bandeiras, em comemoração aos 199 anos de Independência do Brasil, contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Cívico de São Sebastião pelo saxofonista e maestro, Almir Clemente.
A independência
Em 7 de setembro de 1822, o então Príncipe Regente, Dom Pedro de Alcântara, proclamou a independência do Brasil, momento em que Dom Pedro teria realizado o “Grito da Independência”, por meio da frase “independência ou morte” à guarda que o seguia. Nesse mesmo ano, em 1º de dezembro, D. Pedro recebe a coroa de imperador do Brasil, na condição de D. Pedro I.