Prefeito Felipe Augusto visita equipe que realizou cirurgias de vasectomia no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS)

Compartilhe este conteúdo

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, esteve neste sábado (20), com a equipe que realizou 52 cirurgias de vasectomia (procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos) no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), coordenada pelo Dr. Bruno Zilberstein.
Felipe Augusto, acompanhado do secretário e vice-prefeito, Reinaldo Moreira, e da secretária adjunta, Maria Ângela Laurito de Moraes, agradeceu ao médico e equipe. De acordo com a secretaria de Saúde, os 52 procedimentos cirúrgicos foram concluídos por volta das 20h e transcorreram com êxito.


As cirurgias foram realizadas mediante parceria entre oito médicos voluntários, encabeçados pelo Dr. Bruno Zilberstein, o Hospital de Clínicas (HCSS) e a Prefeitura, por meio da SESAU. As intervenções cirúrgicas foram realizadas sem custos de serviços médicos e com o objetivo de reduzir em 80% a demanda acumulada devido à pandemia de Covid-19.
Esses 52 homens foram selecionados pelo critério daqueles que estavam aguardando há mais tempo a cirurgia. Todos que passaram pelas cirurgias fizeram testes para detecção de Covid-19, protocolo do hospital para a realização do procedimento. Dois pacientes pré-agendados não compareceram.
O prefeito comentou a iniciativa. “É uma grande ação da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. Para as famílias é um momento de reorganização e planejamento. Agradeço ao Dr. Bruno Zilberstein por realizar os procedimentos com sua equipe”.

Planejamento familiar
Para serem beneficiados pelas cirurgias, os homens tiveram que serem aprovados pela equipe multidisciplinar de planejamento familiar (médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo). Esse serviço de planejamento é oferecido pelo Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA) – unidades Topolândia e Boiçucanga – e é obrigatório para cirurgias de vasectomia.
Homens que têm a certeza de que não querem mais ter filhos e que têm interesse em realizar o procedimento de esterilização devem procurar a USF mais próxima à sua residência para encaminhamento ao serviço de planejamento familiar.
Para receber o aval da equipe multidisciplinar e ter a cirurgia agendada, além de manifestar a vontade de realizar a esterilização cirúrgica, é necessário, também, preencher os critérios e condições obrigatórias descritos na Lei nº 9.263/1.996, que trata do Planejamento Familiar.

Fale Comigo!