O selo criado objetiva reconhecer as doações realizadas por pessoas jurídicas
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, destacou novas doações feitas por empresas à Defesa Civil, que irão auxiliar nos serviços preventivos e emergenciais em áreas públicas.
A Defesa Civil recebeu, recentemente: 01 drone, instrumento que será amplamente utilizado para realizar vistorias em áreas de risco e, em caso de desastres, mostrar com imagens a dimensão de incêndios, alagamentos e deslizamentos de terra. A empresa que realizou a doação solicitou anonimato. E também recebeu duas roupas de manejo de colmeias de abelhas, marimbondos e vespas, para ser usado em área pública. Os equipamentos de proteção foram doados pela Vitopol Comércio e Assessoria Empresarial Eireli.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil da Secretaria de Segurança Urbana, agradeceu aos estabelecimentos e munícipes que aderiram aos programas “Empresa Amiga da Defesa Civil” e “Cidadão Amigo da Defesa Civil”, instituídos pela Lei Municipal nº 2819/2021 de 2 de julho de 2021.
O objetivo de ambos os programas é reconhecer, por meio de uma certificação feita com um selo oficial, pessoas físicas e jurídicas que contribuem para a Proteção e Defesa Civil.
A Defesa Civil lembra que não faz a remoção de colmeias em residências particulares. Para isso, o proprietário do imóvel deve chamar um apicultor ou um especialista da área.
O extermínio desses insetos é crime ambiental, conforme rege a Lei Federal nº 9.605/98.
A Prefeitura já recebeu outros donativos de empresas e cidadãos, como Tirfor (guincho de alavanca/manual para o arraste de cargas); prancha de resgate; capacetes para corte de árvores e rapel; cobertura (boné) para agentes e voluntários; calças para agentes; botas para agentes; camisetas para voluntários; motosserra; cordas para salvamento em altura e rapel; cadeirinha, freios 8 e mosquetões para rapel; e luvas de vaqueta e pigmentadas.
Selos “Empresa Amiga da Defesa Civil” e “Cidadão Amigo da Defesa Civil”
Para receber o selo “Empresa Amiga da Defesa Civil” ou “Cidadão Amigo da Defesa Civil”, é preciso fazer doações ou iniciativas que colaborem com os trabalhos da força de salvamento, como:
- Donativos para ações humanitárias da Defesa Civil, em situações emergenciais ou não;
- Realização de cursos gratuitos para capacitação de funcionários e voluntários da Defesa Civil;
- Abrigo temporário para desalojados ou desabrigados, em situação de evento danoso ou urgência/emergência;
- Fornecimento de alimentação, para desalojados, desabrigados, voluntários e agentes em ações vinculadas a situações de emergência;
- Doação em espécie, a serem depositados no Fundo Municipal de Defesa Civil.
Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone/WhatsApp (12) 3862-6840.