O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, participou nesta segunda-feira (20), da entrega de certificados de cursos profissionalizantes gratuitos e de bolsistas do PEAD (Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego), realizada na Arena Esportiva Amaro Buarque Sampaio, no Topolândia.
Foram 408 certificados oferecidos aos formandos dos bairros da Costa Norte e Região Central dos cursos de ‘Roteiro’, ‘Costura’ e ‘Modelagem’, ‘Resgate Urbano’ e ‘Sobrevivência no Mar’. Desde 2017, o governo municipal já formou 8.652 sebastianenses que estão preparados para o mercado de trabalho. Somente o PEAD já formou mil pessoas, com inserção no mercado de trabalho de aproximadamente 60%.
A capacitação foi feito pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Centro Integrado Profissionalizante (CIP), Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), Defesa Civil, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Empreenda Rápido, Via Rápida Emprego e Escola Técnica Estadual (ETEC) São Sebastião – Governo do Estado de São Paulo – realizou nesta segunda-feira (20).
O prefeito falou da entrega de certificados de cursos profissionalizantes gratuitos, pela manhã “Mais um dia de missão cumprida. Outras pessoas, histórias e vidas. Todas elas passaram por cursos profissionalizantes. A prefeitura promoveu, ao longo dos últimos anos, capacitação e formação de 10 mil pessoas, que ganharam oportunidades através de novos conhecimentos. Fizemos parcerias para poder levar cursos profissionalizantes de excelência e oferecer oportunidade de nova de inserção no mercado de trabalho”.
Felipe Augusto também destacou a certificação de bolsistas do PEAD 2021, realizada à tarde. “Etapa finalizada. Novas pessoas tiveram oportunidade de capacitação pelo PEAD, um grande programa de capacitação e formação. Somente no PEAD foram mil pessoas que ganharam cursos profissionalizantes e oportunidade de voltar a trabalhar”. Concluiu
No dia 15 já havia ocorrido a entrega de certificados para 60 bolsistas do PEAD para moradores da Costa Sul.
PEAD
O Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD) – Lei Municipal 1.745/2005, Decreto Municipal 6.720/2017 – auxilia o trabalhador na readequação e recolocação no mercado de trabalho e concede uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.045,00; cesta básica e vale transporte.
O horário de trabalho é das 8h às 17h, nos setores de zeladoria e operacional da Prefeitura de São Sebastião, de segunda a quinta-feira. Às sextas-feiras, todos os contratados passam por cursos de qualificação.
Este ano foram oferecidos oito títulos de cursos ao programa para atendimento nas três regiões do município (Costa Norte, Central e Costa Sul), sendo de Informática Básica, Português e Matemática, Paisagismo, Elétrica Básica, Manipulação de Alimentos e Serviços de Garçom, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo e Artesanato.