O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, reuniu nesta quarta-feira (29), representantes de secretarias municipais para definir o alinhamento do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) caso ocorram situações que exijam ações de contingência durante a temporada de verão.
A reunião ocorreu em um momento em que há a previsão meteorológica de muita chuva para os próximos dias na região do Litoral Norte, conforme alerta divulgado pelas autoridades municipais. Felipe Augusto falou da iniciativa e alerta. “Todos nessa reunião estão preparados para que possam, em um caso de emergência, atender ao munícipe, atender a cidade, durante a virada de ano. A previsão de chuvas começa hoje com uma perspectiva de um acumulado de 120mm. Claro que a gente não quer que nada aconteça, mas o alerta laranja está ligado”.
Ações preventivas para evitar alagamentos e inundações vêm sendo realizadas no município, com o desassoreamento de rios, limpeza de valas e bueiros, obras de drenagem e ampliação da coleta de lixo de Costa Norte à Costa Sul – serviços de manutenção que facilitam o escoamento de águas pluviais.
PPDC
O Plano Preventivo de Defesa Civil opera por meio de análises meteorológicas (monitoramento de dados pluviométricos e previsão meteorológica) e técnicas (vistoria de encostas, minimização de riscos; encaminhamento a abrigos das famílias em situação de risco, monitoramento de áreas de alagamentos e inundações), além de lançar mão de táticas de resgate e salvamento.
Participaram da reunião desta quarta-feira com o prefeito: as secretarias de Governo (SEGOV), de Serviços Públicos (SESEP), de Obras (SEO), de Segurança Urbana (SEGUR), de Desenvolvimento Econômico e Social (SEESP), da Educação (SEDUC), de Esportes (SESEP), de Assuntos Jurídicos (SAJUR), órgãos municipais cooperantes do PPDC, e representantes do Fundo Social e do PROCON do município.