O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, realizou nesta terça-feira (4), mais uma reunião de organização de ações preventivas para evitar enchentes nesse período de chuva. A reunião foi reforço de encontros anteriores, em função do alerta emitido ontem (3) pela Defesa Civil do Estado de São Paulo sobre risco de fortes chuvas na região, com previsão de acumulado de 175 mm, entre a quarta-feira (5) e sábado (8).
Na reunião de hoje, com o secretário de Serviços Públicos, Gelson Aniceto Souza, e os diretores das regionais da Costa norte à Sul, por meio de videoconferência, Felipe Augusto orientou, novamente, as ações preventivas de limpeza da cidade, das cabeceiras dos rios, desassoreamento de todos os córregos e limpeza de bocas de lobo.
“Todas essas medidas são necessárias em razão da previsão das fortes chuvas que vão cair em nossa cidade até quinta-feira, vamos todos, com muita responsabilidade, trabalhar para minimizar ao máximo os prejuízos da população”. Destacou o prefeito.
Resultado
Logo após a forte chuva que caiu sobre o Litoral Norte, no dia 30 de dezembro de 2021, o escoamento das águas pluviais transcorreu de forma rápida, situação atribuída à iniciativa das ações preventivas para evitar alagamentos e inundações, que vêm sendo realizadas no município há cerca de três meses, como desassoreamento de rios, limpeza de valas e bueiros, obras de drenagem e ampliação da coleta de lixo de Costa Norte à Costa Sul – serviços de manutenção que facilitam o escoamento de águas pluviais.
A cidade se preparou para enfrentar as fortes chuvas. Na última quarta-feira (29 de dezembro 2021), secretarias da Prefeitura de São Sebastião se reuniram para finalizar o plano de contingência de atuação em caso de fortes chuvas. Estavam presentes representantes das secretarias de Governo (SEGOV), de Serviços Públicos (SESEP), de Obras (SEO), de Segurança Urbana (SEGUR), de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), da Educação (SEDUC), de Esportes (SEESP), de Assuntos Jurídicos (SAJUR), órgãos municipais cooperantes do PLAMCON (Plano Municipal de Contingência de Defesa Civil) e representantes do Fundo Social e do PROCON do município.
A prefeitura orienta que a população, em caso de emergência, ligue:
199 – Defesa Civil
193 – Corpo de Bombeiros
192 – SAMU
190 – Polícia Militar
153 – Polícia Municipal