Prefeito Felipe Augusto observa novos números referentes à Covid-19 e síndrome gripal

Compartilhe este conteúdo

Após publicar o decreto 8436/2022 para conter avanço da Covid-19 e da gripe em São Sebastião, que trouxe mudanças às atividades públicas, o prefeito Felipe Augusto acompanha também nessa sexta-feira (7) os números divulgados pela Secretaria de Saúde (SESAU) sobre o aumento do total de pessoas atendidas com sintomas gripais nas unidades hospitalares e de testagens positivas para a Covid-19.
De acordo com o último boletim divulgado pela SESAU, nas últimas 24 horas o número de atendimentos relacionados a sintomas respiratórios foi de 481, sendo 215 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central e 266 no Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), em Boiçucanga.
Números elevados, porém abaixo dos registrados no dia anterior (6), quando aconteceram 589 atendimentos relacionados à síndrome gripal, sendo 324 na UPA Central e 265 no Hospital de Boiçucanga.
Segundo projeção da coordenação médica, em janeiro poderá ocorrer um recorde de atendimentos nas unidades hospitalares, chegando a 30 mil, cerca de cinco vezes mais do que o normal.


Há, no momento, quatro pacientes internados com síndrome respiratória em unidades hospitalares de São Sebastião, nenhum deles em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Respiratória, e quatro pacientes internados em unidades hospitalares de outros municípios.
A SESAU também vem chamando a atenção da população em relação ao aumento das testagens positivas para Covid-19. De acordo com os últimos Boletins Epidemiológicos, nesta quinta-feira (6) foram registrados 79 novos casos de Covid-19, mais do que o dobro do dia anterior (5), quando 36 pessoas positivaram para a doença.
Em 2022, já foram 180 novos casos de Covid-19 confirmados, contra 195 casos registrados durante todo o mês de dezembro de 2021. Nesta terça-feira (4), o município divulgou o registro de mais dois óbitos por Covid-19, chegando ao total de 173 vítimas.
Também na terça-feira (4), a cidade registrou seu primeiro óbito por Influenza A (H3N2), referente a um homem, de 57 anos, profissional da Saúde e morador da costa sul. Foi o primeiro caso notificado pelo município, visto que não é uma doença de notificação compulsória e o exame somente é realizado em pacientes internados com síndrome respiratória aguda grave.

Decreto
Em função dos números elevados, a Prefeitura publicou, nesta quinta-feira (6), decreto estabelecendo o modelo de trabalho home Office a todos os funcionários de departamentos municipais, exceto aqueles que prestam serviços essenciais, até 31 de janeiro. Também suspendeu os shows do Festival de Verão 2022 como forma de prevenção e redução de riscos de transmissão de coronavírus.
Na quarta-feira (5), a administração do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) informou que adotou novos procedimentos em relação a acompanhantes e visitas de pacientes internados. As cirurgias eletivas realizadas na unidade hospitalar também estão suspensas.

Orientações
A equipe de Saúde solicita aos moradores que continuem seguindo os protocolos sanitários adotados no combate à pandemia de Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel e respeito ao distanciamento social, que também auxiliam na prevenção à gripe.
Pede, também, que caso apresente sintomas como coriza, febre, dor no corpo, dor de garganta, mal-estar e fortes dores de cabeça, entre outros, por três dias consecutivos e/ou diante de agravo dos mesmos, procure as unidades de pronto atendimento. Para evitar a superlotação do local, evite levar acompanhantes.

Fale Comigo!