As formações abrangeram os segmentos da Educação Infantil, Ensino fundamental – anos iniciais e finais, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial na perspectiva da inclusão
O prefeito Felipe Augusto participou da Jornada Pedagógica do Município de São Sebastião, realizada em formato virtual, nesta quinta e sexta-feira (03 e 04), com o tema: Educação Transformadora.
A conferência de abertura, nesta quinta-feira (3), foi realizada por Marina Castagneti, da cidade de Reggio Emilia, na Itália, com o tema: A abordagem Educativa de Reggio Emilia. Nessa oportunidade, o atual presidente da Reggio Children, organização responsável pelos diálogos da experiência de Reggio Emilia com o mundo, Cristian Fabbi, fez uma saudação destacando a importância de relações cooperativas com o Brasil. Representantes da RedSOLARE Brasil compartilharam experiências de práticas educativas em que atuam, destacando o valor da autenticidade e originalidade de cada contexto, processos e relações das instituições que constroem a ação pedagógica diariamente. As educadoras pesquisadoras da RedSOLARE estiveram presentes na realização dessa jornada pedagógica, on-line, em parceria técnica com a Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião.
Na jornada, as formações para os gestores e coordenadores da rede municipal de ensino abrangeram os segmentos da Educação Infantil, Ensino fundamental – anos iniciais e finais, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial na perspectiva da inclusão.
Marilia Dourado, presidente da RedSOLARE no Brasil, instituição responsável pela difusão da abordagem Reggio Emilia, na educação brasileira, elogiou a participação dos educadores e gestores de São Sebastião.“Em um cenário de tantas incertezas e inseguranças, é fundamental reconhecer que a escola é lugar de vida e de esperança. Defendemos que educação só pode ser pensada e realizada com qualidade, em relação com o projeto de sociedade, articulados com a vida bem vivida de todos e para todos. Escola como lugar de encontro, de descobertas, de construção de novos saberes que permitem ser usados para resolver situações novas reais. As perguntas curiosas e inteligentes formuladas pelos educadores de São Sebastião, durante estes 2 dias, são indícios que a busca é pela qualidade e inovação das práticas educativas transformadoras, criativas e democráticas. Arriscamos afirmar que é possível reconhecer no horizonte, um ano letivo que começa com motivação e muita produção e construção de uma educação geradora de processos e resultados de impacto e qualidade”.
Única do Estado
A formação para os gestores e coordenadores da rede municipal de ensino sobre a pedagogia Reggio Emilia, foi possível porque São Sebastião é a única cidade do Estado de São Paulo escolhida pela Petrobrás para fazer parte do projeto piloto “Territórios Pela Primeira Infância”, e tem parcerias firmadas com o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (Ceipe/FGV) e Avante-Educação e Mobilização Social.
O prefeito, Felipe Augusto, assinou, em setembro de 2021, o termo de pactuação do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras. O projeto promove políticas com o princípio de que crianças devem ter prioridade absoluta nas políticas e no atendimento público. Antes, no mês de agosto, a prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), havia participado do Seminário de Mobilização e Engajamento para apresentação e pactuação ao projeto Qualificação Direta em Primeira Infância, realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), por intermédio da referida iniciativa da Petrobras, com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.
São Sebastião é um dos quatro municípios do país a receber o projeto piloto, desenvolvido pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da FGV, que oferece mentoria, assessoria e oficinas para equipes gestoras, corpo técnico e professores da rede, convergindo em estratégias para ampliação do acesso à creche e à pré-escola na rede municipal, a partir do Plano Nacional da Educação (PNE).
A FGV realiza encontros virtuais, quinzenais. Há duas semanas, a Fundação esteve em São Sebastião para conhecer a estrutura da rede municipal de ensino, fazer diagnóstico, e orientou a realização de capacitação para toda a rede municipal sobre a Primeira Infância.
Após orientação da FGV, a SEDUC procurou instituição renomada e conhecida mundialmente e com similaridade com o projeto da rede municipal do município, no qual o aluno tem autonomia, há estimulo de contato com a natureza, ente outros; como o modelo Reggio Emilia.
O prefeito, Felipe Augusto, destacou o pioneirismo de São Sebastião. “Uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano é a que corresponde a educação infantil, grandes nações investem nesse segmento educacional porque ele é a base de tudo”.
A secretária de Educação, Marta Braz, explicou porque a abertura da formação sobre a metodologia Reggio Emilia foi desenvolvida de forma ampliada, a todos os professores. “Entendemos educação como um processo continuo, por isso abrimos esse espaço a todos os professores e gestores da rede municipal, porque acreditamos que pessoas que formam pessoas precisam conhecer os processos pelos quais os alunos passam desde o seu ingresso no sistema escolar”. Concluiu.
Grandes investimentos
Com Felipe Augusto, São Sebastião também atende outros princípios defendidos pelo modelo italiano, uma vez que investe muito em constante formação dos profissionais da rede, projeto intersetorial e na contínua melhoria dos espaços, como creches e escolas.
Na atual gestão, foram: 70% das escolas reformadas; 07 novas creches, ampliação de mais de 1.500 novas vagas; estão em construção as creches dos bairros Pontal da Cruz Barra do Una; o auditório da Escola Municipal Cynthia Cliquet e a nova sede da SEDUC. Também estão em projeto ou licitação, a ampliação de outras creches: Maria Fernanda, no bairro Topolândia (licitação já publicada); Gabriel Almeida, em Maresias; Barra de Camburi, em Camburi; Barra do Sahy, na Barra do Sahy.
Ainda constam no planejamento do governo municipal, as obras do Centro de Formação do Professor – Boiçucanga (licitação publicada); cinco novas escolas de Ensino fundamental – Camburi (publicada); Ensino fundamental – Boiçucanga (publicada); EMEI – Enseada (Paliteiro); Ensino Fundamental – Maresias e nova creche de Boraceia, em Boraceia.
Reggio Emilia
A pedagogia Reggio Emilia é reconhecida, mundialmente, como uma das melhores propostas educativas para a primeira infância. Considera a essência da criança, como um sujeito extraordinário, dotado de capacidades e potencial para descobrir o mundo por si só. Através das relações estabelecidas com seus pares, constrói, desde o começo da vida, conhecimento, cultura e sua própria identidade. Dessa forma, a criança é protagonista de seu aprendizado, pois através de sua curiosidade, experimenta o mundo.
O princípio básico da Reggio Emilia destaca, sobre o item infraestrutura da rede de ensino: “O espaço é muito importante para as relações, comunicações e encontros. Deve haver uma ordem e beleza em seu desenho. Além disso, deve estar organizado. Cada espaço deve ser pensado para ter um objetivo e uma identidade.”