O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto se reuniu com médicos para avaliar as ações e tratar de novas medidas de enfrentamento a COVID-19.
De acordo com o prefeito sebastianense será criado um comitê de análise para definir medidas específicas em diversos setores da economia do município.
O objetivo é avaliar cada proposta, sugestão, para uma flexibilização, ou mesmo possível reabertura de algum segmento.
Esse corpo clínico será formado pela Vigilância Sanitária, Medicina do Trabalho, infectologistas, corpo jurídico e pela secretária municipal de saúde, Ana Soares.
“Estamos dispostos a ouvir e dialogar com todos os segmentos. Porém, todas as propostas serão submetidas a esse comitê para avaliação prévia para assegurar que não haja risco à vida de ninguém”, afirmou o prefeito Felipe Augusto.
Opinião médica – O Dr. Edson Cardin Nogueira propôs elaborar ainda um programa de prevenção de riscos, com metodologia de acordo com normas reguladoras da medicina do trabalho.
A ideia foi recebida pelo médico coordenador da UPA, Juan Lambert, que se comprometeu em levar a proposta ao corpo clínico do comitê criado para dividir responsabilidade.
Controle da epidemia – Segundo o Dr. Luiz Teru, para que se controle a pandemia cerca de 50% da população precisa estar imunizada. “Sem isso, não teremos o controle da epidemia. Caso contrário, iremos elevar o número de óbitos e complicações. Não podemos ignorar os fatos científico”, considerou.
Na avaliação da médica Dra. Raíssa Penha de Oliveira Guedes é necessário um comum acordo para dividir e atender as necessidades de cada um. “Assim, de acordo com normas de segurança para o cidadão encontrar uma forma de organizar”, disse.
Índices – O infectologista Dr. Carlos Mello de Capitani avalia que já existe uma consciência coletiva a respeito da pandemia com o Novo Coronavírus.
“Os índices de isolamento demonstram isso. A sobrevivência é nossa maior luta nossa nova realidade. Temos socialmente problemas a serem vencidos”, comentou Dr. Capitani.
Os índices na qual o Dr. Capitani se refere vem do Governo do Estado, que considerou São Sebastião como o município com maior isolamento social do Estado de São Paulo. Com média de 67% de adesão da população.
De acordo com estudos da OMS, Ministério da Saúde e Governo do Estado, a média ideal de isolamento para achatar a curva de contaminação é de 70%.
O levantamento com acompanhamento das ações e desempenhos da 104 municípios.
Desde fevereiro, o prefeito Felipe Augusto organizou um comitê de gestão de crise ao Novo Coronavírus. Esse comitê é formado por representantes das Secretarias de Saúde, Governo, Fazenda, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Administração, Educação, Assuntos Jurídicos, Obras e Serviços Públicos, além de representantes da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião.