Na manhã de quinta-feira (9), São Sebastião teve a honra de receber ilustres visitantes da cidade-irmã Fivizzano, Itália, liderados pelo prefeito Gianluigi Giannetti. A ocasião marcou o início do Festival Italiano, cuja cerimônia oficial de abertura aconteceu às 20h no Complexo Turístico da Rua da Praia.
O evento tem como principal objetivo fortalecer os laços entre São Sebastião e Fivizzano, promovendo uma valiosa troca cultural, econômica e turística entre essas cidades irmãs. Uma das atrações de destaque no festival é o Gruppo Storico Fivizzano, originário da Toscana, Itália, que já encantou audiências ao redor do mundo com mais de 1.800 apresentações. Suas performances de tirar o fôlego e o espetáculo das bandeiras fluorescentes transportam o público para uma encantadora viagem à Itália renascentista.
Durante a recepção, o prefeito Felipe Augusto simbolicamente entregou a chave da cidade ao prefeito Gianluigi Giannetti, reforçando os laços entre as duas cidades. Além disso, Felipe Augusto conduziu a comitiva em um tour por diversos pontos da cidade, apresentando a riqueza cultural e turística de São Sebastião.
Felipe Augusto expressou sua alegria em receber mais uma vez a comitiva italiana e enfatizou a importância desse fortalecimento das relações para impulsionar o turismo em São Sebastião. “Iniciamos o nosso Festival Italiano da melhor forma, com celebração da cultura, gastronomia e tradição da Toscana. Um pouquinho da Itália aqui em solo sebastianense!”
Além disso, o prefeito de São Sebastião ressaltou a importância de fazer trabalhos de integração com outras cidades do Brasil e do mundo através de medidas que viabilizem o intercâmbio e aproximação, especialmente no âmbito das relações culturais, sociais, econômicas e de políticas públicas de preservação do patrimônio histórico.
Para o prefeito italiano, esse encontro só agrega para o crescimento das duas cidades e a oportunidade de visitar São Sebastião novamente já vai garantir novos acordos entre as duas cidades. “É um prazer e uma grande satisfação ter esse pacto de amizade com a cidade de São Sebastião e, principalmente, com o prefeito Felipe Augusto. Com a tragédia de fevereiro, tivemos que pausar o processo de desenvolvimento do projeto de intercâmbio para proporcionar a ida de alunos da rede de ensino de São Sebastião para a Itália e a vinda de estudantes italianos para o Brasil. Mas já iremos deixar tudo acertado para colocar em prática essa iniciativa e muitas outras”, disse Gianluigi.
A edição do Festival Italiano deste ano promete ser um evento inesquecível, celebrando a cultura e a amizade entre São Sebastião e Fivizzano por meio da música, dança e da deliciosa culinária italiana. O prefeito Felipe Augusto aproveitou para convidar a todos os sebastianenses e visitantes a participarem desse momento único de integração e celebração.