O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, realiza o maior programa de políticas públicas voltadas às mulheres de São Sebastião. Em 2017, no quesito segurança pública, implantou a Patrulha Maria da Penha na cidade, ação que acompanha a execução de medidas protetivas às vítimas de violência doméstica, e já ajudou mais de 350 sebastianenses desde a sua implantação.
Com a intensificação de campanhas em favor do empoderamento feminino e no combate a violência doméstica, Felipe Augusto inaugurou no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Casa PodeRosa, espaço dedicado a capacitação, serviços especializados de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade social.
O objetivo é reunir diversos serviços em um só lugar, além de oferecer assistência médica ginecológica, atendimento psicológico, social e jurídico, e cursos que possibilitam que as mulheres tenham a sua própria renda.
“Nossas ações vão muito além do assistencialismo. Exemplo disto é a Casa PodeRosa, idealizada pela minha esposa Michelli Veneziani que ajudou a formular medidas efetivas que combatem a violência contra a mulher e as empoderam”, pontuou Felipe Augusto.
Botão do Pânico – Pioneiro no Litoral Norte, o prefeito Felipe Augusto lançou mais uma ferramenta de auxílio no combate à violência contra a mulher: o botão do pânico.
De forma silenciosa, segura e rápida, as mulheres de São Sebastião podem pedir socorro pelo aplicativo “Social São Sebastião”, no qual se encontra o mecanismo de ajuda. Uma vez acionado, um sinal é transmitido ao Centro de Operações Integradas (COI) e imediatamente uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) faz o atendimento da ocorrência.
Para acionar o botão do pânico, basta baixar o App “Social São Sebastião”, disponível no Apple Store (aparelhos de celular iPhone) e Google Play (aparelhos de celular Android). No aplicativo está o ícone do botão do pânico, em que a vítima aciona o pedido de socorro e o sinal é transmitido ao Centro de Operações Integradas (COI). Imediatamente uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) fará o atendimento da ocorrência.
Ainda há a opção de sobreaviso, num pré-cadastro, com a caracterização do fato em grau leve, médio ou alto. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o índice de feminicídio cresceu 22,2%, durante a quarentena, determinada em todo o mundo, como forma de evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19).
Mais informações pelo número (12) 3893-1866 e denúncias pelo 153.
Passo a passo para baixar o aplicativo ‘Social São Sebastião’ gratuitamente:
PlayStore: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.social.iibrasil&hl=pt
Apple Store: https://apps.apple.com/br/app/ass-social-s%C3%A3o-sebasti%C3%A3o-sp/id1511299832
Módulo Web: https://social.iibr.com.br/saosebastiao
“Todo o nosso trabalho é para que as mulheres sebastianenses sejam ainda mais representadas. Tive a sorte de encontrar na minha esposa, Michelli Veneziani apoio e ajuda para conduzir esse trabalho e defender essa bandeira”, afirmou o prefeito Felipe Augusto.