Felipe Augusto alerta sobre aumento de casos de crianças com sintomas da Covid nas unidades hospitalares

Compartilhe este conteúdo

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, em sua live desta terça-feria (16), voltou a chamar a atenção da população sobre o crescimento dos casos de crianças com sintomas da Covid-19 nas unidades hospitalares do município, como tem ocorrido nas últimas semanas no Brasil.

Felipe Augusto reafirmou a sua preocupação com o aumento do número de casos de crianças que deram entrada nos atendimentos efetuados na região central e na Costa Sul. De acordo com o prefeito, o número “assustador” (definido por ele), da segunda-feira (15), foi o registro do atendimento de 12 crianças, até 12 anos, somente no PS Respiratório Central; enquanto na Costa Sul foram 39 crianças e jovens, de até 17 anos. Esses números representariam ¼ dos pacientes da cidade atendidos com sintomas respiratórios.

 “Está subindo o número de crianças contaminadas. Há jovens sendo internados na UTI. Agora as pessoas mais novas estão sendo intubadas. Essa nova cepa do vírus é mais agressiva. Para conter a contaminação estão sendo adotadas mais restrições e ampliada a fiscalização”. Afirmou o prefeito.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldinho Moreira, confirmou que a cidade registrou aumento no número de crianças nas unidades respiratórias e entre os casos positivados. Algumas crianças foram levadas à UTI e transferidas”, destacou o secretário, acrescentando que a população está vivendo uma nova pandemia. “Temos o controle, a situação é grave, vamos continuar o trabalho, vamos acompanhar e aguardar”. Afirmou.

Bairros mais afetados

Outro ponto de grande preocupação demonstrado pelo prefeito e profissionais da Saúde é o levantamento que aponta os bairros com o maior número da doença. Por região, ficou revelado que entre os infectados 35% são da Costa Sul, 10% da Costa Norte e 55 % da Região Central. Os bairros da Topolância, Itatinga e Olaria são aparecem como os que mais fornecerem pacientes à internação, 70%. Mediante a situação, a Prefeitura está intensificando os trabalhos da Força-Tarefa nessas regiões.

Ainda na live, o prefeito e as autoridades de Saúde responderam dúvidas sobre o decreto da Fase Emergencial e suas restrições.  Por fim, o prefeito voltou a pedir a conscientização da população no trabalho de enfrentamento, respeitando-se as medidas sanitárias e de isolamento.

Testagem

Além da grande preocupação com o avanço dos casos da doença em crianças e jovens, bem como com a agressividade do atual vírus, chamado de nova cepa, ou de P1 por algumas autoridades da Saúde, o prefeito também falou da importância da testagem em massa, que está sendo realizada no município com o objetivo de retirar de circulação pessoas que testam positivo e contribuem para o aumento da contaminação. Nesta quarta-feira (17), a secretaria de Saúde realizou testagem rápida em massa na costa Norte. Foram testados 719 pessoas, sendo 534 negativados e 185 testes positivos. 

Fale Comigo!