A verba será destinada à construção de unidades habitacionais para famílias em áreas de risco após fortes chuvas em 2023
São Sebastião, cidade do litoral norte de São Paulo, foi um dos municípios mais atingidos pelas chuvas intensas durante o Carnaval de 2023. Agora, com a liberação de R$ 28,2 milhões pelo Governo Federal, a cidade avança em um importante projeto de reconstrução, voltado para atender famílias que vivem em áreas de risco.
O anúncio feito pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que assinou o empenho dos recursos destinados ao município. A verba, que integra um total de R$ 73,3 milhões distribuídos também para Buriticupu (MA) e Beruri (AM), será usada na construção de 188 novas unidades habitacionais em São Sebastião.
Essas novas moradias serão erguidas no bairro de Barra do Una, na Costa Sul, em um terreno desapropriado pela prefeitura. O projeto prevê que o município apresente a área regularizada e o planejamento das construções dentro de 150 dias, atendendo principalmente as famílias que residem em locais de risco geológico.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, celebrou o repasse federal, enaltecendo a importância do investimento para a cidade. “Recebemos 28 milhões de reais para a construção de novas unidades habitacionais, que serão integradas ao nosso programa de habitação popular, beneficiando os munícipes que residem em áreas de risco. Este é um investimento fundamental liberado pelo governo federal, que se soma às 704 unidades habitacionais já entregues pelo Governador Tarcísio de Freitas. Quero expressar meu profundo agradecimento aos governos Federal e Estadual”, afirmou o prefeito.
Segundo o ministro Waldez Góes, além dos recursos agora empenhados, o governo já havia repassado verbas anteriores para assistência humanitária e obras emergenciais no município, visando à recuperação das áreas mais devastadas pelas chuvas. “Estamos garantindo que o dinheiro chegue rapidamente para ações de defesa civil e reconstrução. E me comprometo a visitar São Sebastião quando as obras estiverem prestes a serem entregues”, destacou o ministro.
O projeto habitacional é um dos maiores realizados na região e faz parte do ciclo de recuperação promovido pela Defesa Civil Nacional após a catástrofe que devastou parte da cidade no início de 2023. Além das unidades habitacionais, a cidade também recebeu investimentos para a recuperação de pontes e outras infraestruturas essenciais.
Com o novo aporte, São Sebastião avança no atendimento às famílias mais vulneráveis, garantindo a segurança habitacional para centenas de pessoas. O prefeito Felipe Augusto reforçou o compromisso da gestão em continuar promovendo soluções habitacionais, visando não apenas a recuperação, mas o desenvolvimento sustentável do município.