Esta quarta-feira (18) amanheceu mais alegre no recém-inaugurado Hospital de Clínicas da Costa Sul. Às 6h, dentro da ambulância do SAMU, na porta da nova unidade hospitalar, nasceu o primeiro bebê do HCSS-CS, João Pedro, parto realizado pela Dra. Claudia Doi.
Mais tarde, às 9h46, já na novíssima maternidade, nascia a bebê, Allana. Em um dia agitadíssimo, o dia 18 de novembro marcou a vida do Dr. Carlos Mesa, clínico-geral e com especialidade em ginecologia.
“Fiquei muito emocionado em realizar os dois primeiros partos do nosso novo Hospital. Uma experiência única na minha carreira médica”, afirmou o médico responsável pelos dois partos.
Comunicado logo após do primeiro nascimento do bebê, João Pedro, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, comemorou a chegada do pequeno sebastianense.
“Já são mais de 11 dias da inauguração e estávamos na expectativa do primeiro nascimento. Não poderia receber melhor notícia pela manhã do que essa. Quero parabenizar as duas mamães e desejar muita saúde para João Pedro e Allana”, enfatizou Felipe Augusto.
Em visita pelo HCSS-CS, na última terça-feira (17), o prefeito de São Sebastião também elogiou todos os profissionais da unidade.
“Quero parabenizar o Dr. Carlos Mesa e as enfermeiras Flávia e Ingrid. É um momento mais do que especial na vida de vocês. O novo Hospital da Costa Sul é um sonho que conseguimos entregar para a nossa população”, exaltou o prefeito Felipe Augusto.
Vale ressaltar que o HCSS-CS foi inaugurado no dia 7 de novembro e é referência no Litoral Norte. A unidade conta com 34 leitos, sendo 13 para urgência e emergência, 6 para atendimento pediátrico, 15 para maternidade, 2 salas de parto, 3 consultórios odontológicos, sala de raio-x, centro cirúrgico, e unidades de pronto atendimento adulto e infantil.
Na ala da maternidade, são 11 leitos divididos entre a enfermaria, berçário e três salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto), sendo uma sala cirúrgica, e uma para parto humanizado.
O complexo hospitalar do HCSS-CS possui de quatro elevadores; gerador próprio, em caso de falta de energia não afetará a funcionalidade; heliponto – atendimentos de emergência; e sistema de energia fotovoltaica (energia solar), visando sustentabilidade e economia.
A estrutura dispõe ainda de uma cozinha, almoxarifado, lavanderia e estacionamento para 26 veículos, numa área construída de mais de cinco mil metros quadrados, também oferece Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), base do SAMU 192 e base da Guarda Civil Municipal (GCM) – 153.