A cidade de São Sebastião viveu momentos de grande emoção durante o 7º Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, cujo tema central foi ‘Eficiência e Inovação para Transformar Cidades’. A cerimônia de encerramento, realizada no sábado (8), no salão principal do Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico, foi marcada por homenagens e discursos emocionados.
Ao longo da sessão solene de encerramento, o prefeito Felipe Augusto não conteve as lágrimas ao expressar seu agradecimento e reconhecimento aos presentes. “A cidade de São Sebastião demonstra ao país sua capacidade de resiliência e recuperação. A realização do evento Conexidades neste ano, apenas um ano e quatro meses após a tragédia que atingiu o município, evidencia o êxito da cooperação entre as três esferas de poder – municipal, estadual e federal. São Sebastião se tornou um exemplo de sucesso e a parceria entre os poderes, um modelo a ser seguido”, destacou.
O Conexidades, realizado de 4 a 8 de junho, reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, e de órgãos públicos e privados de todo o país. Durante cinco dias intensos, os participantes discutiram uma gama de problemas e soluções que impactam o dia a dia da população e das cidades. Painéis, debates e talk shows abordaram temas como Educação, Segurança, Saúde, Tecnologia, Turismo, Infraestrutura, Sustentabilidade, Mudanças Climáticas, Responsabilidade Social, Cultura, Diversidade, Políticas Públicas e Parcerias Público-Privadas (PPP).
Entre os principais nomes que marcaram presença no evento estão Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo; Felício Ramuth, Vice-Governador do Estado; Michel Temer, Ex-Presidente do Brasil; Augusto Nardes, Ministro do Tribunal de Contas da União; Mário Sarrubbo, Secretário Nacional de Segurança Pública; Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens de São Paulo; Eleuses Paiva, Secretário da Saúde; Coronel André Porto, Assessor Especial do Gabinete do Governador; Gilberto Kassab, Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo; Luiza Brunet, empresária e ativista; e Marcelo Barbieri, Presidente da Associação Paulista de Municípios (APM).
Homenagens e Reconhecimento
Durante a cerimônia de encerramento, o prefeito Felipe Augusto entregou placas de homenagem ao governador Tarcísio de Freitas e ao Coronel Porto, em reconhecimento à ajuda dedicada a São Sebastião após a tragédia de fevereiro de 2023. A catástrofe, que devastou a cidade, serviu como catalisador para uma recuperação notável, graças à colaboração efetiva entre os governos municipal, estadual e federal.
“Ao olhar para o que realizamos no Conexidades, e refletindo sobre o caminho que percorremos desde a tragédia, vejo São Sebastião se erguendo como um símbolo de força e união. A presença e o apoio contínuo de todos vocês foram fundamentais para transformar nosso município e projetá-lo como a ‘Capital Nacional do Municipalismo’”, declarou Felipe Augusto, visivelmente emocionado.
O governador de São Paulo, não poupou elogios a cidade de São Sebastião, muito menos, a oportunidade de expressar seu carinho, respeito e parceria com o prefeito e vice-prefeito do município. “É emocionante ver São Sebastião se reerguendo. Lembramos com carinho das 64 vidas perdidas, mas seguimos em frente, transformando a cidade em um exemplo de resiliência e inovação. A parceria entre o Estado e o município evoluiu para uma amizade profunda, reforçada pela dedicação e paixão do prefeito Felipe Augusto e do vice-prefeito Reinaldinho Moreira, o esforço incansável demonstrado por eles, desde os dias mais sombrios da tragédia até os avanços notáveis em infraestrutura e serviços públicos, são um verdadeiro exemplo de liderança. O trabalho desde a crise inicial, até os avanços em infraestrutura e suporte à comunidade, é inspirador. O Governo do Estado continuará ao lado de São Sebastião, abrindo portas e proporcionando apoio constante. Juntos, vamos transformar a dor em esperança” destacou Tarcísio de Freitas.
O encerramento do 7º Conexidades não só marcou o fim de um evento de grande relevância, mas também celebrou a capacidade de São Sebastião de se reinventar e liderar pelo exemplo. “A cidade agora se posiciona como um farol de inovação e resiliência para todo o país, demonstrando que, mesmo após as adversidades mais severas, a união, e a cooperação, independente de questões ou ideologias partidárias, podem transformar desafios em oportunidades de crescimento e renovação”, finalizou o prefeito.