A abordagem proativa de Reinaldinho em relação à crise climática o coloca em destaque em um cenário onde a maioria dos candidatos negligencia um tema tão urgente.
A matéria publicada pelo Intercept Brasil, na última quarta-feira (11), assinada pela jornalista Laís Martins, destacou uma grave omissão nos planos de governo da maioria dos candidatos às prefeituras do Litoral Norte e da Baixada Santista: a falta de propostas para a adaptação climática. Intitulada “Candidatos ignoram adaptação climática em cidades do litoral de SP assoladas pelas chuvas”, a reportagem sublinha que, dois anos após as enchentes que devastaram São Sebastião e outras cidades, apenas o candidato Reinaldinho Moreira, Republicanos, apresentou uma proposta concreta para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
Enquanto outros municípios, como Ilhabela e Guarujá, negligenciam completamente a questão, Reinaldinho se destaca por propor a criação de um Plano Municipal de Adaptação às Mudanças Climáticas. Tal medida visa preparar São Sebastião para enfrentar desastres ambientais como a tragédia de fevereiro de 2023, que deixou 64 mortos e destruíram vastas áreas da cidade. Além disso, seu plano inclui a remoção e reassentamento de famílias em áreas de risco, uma estratégia que vai ao encontro das práticas recomendadas por especialistas para mitigar os danos causados por desastres climáticos.
Na matéria, o Intercept revela que dos cinco candidatos à prefeitura de São Sebastião, Reinaldinho é o único a propor medidas concretas para combater as mudanças climáticas. Em outros municípios da região, como Bertioga, Caraguatatuba e Ubatuba, o cenário é semelhante: apesar da memória recente das tragédias causadas pelas chuvas, os planos de governo ignoram completamente a adaptação climática. Em Ilhabela, cidade duramente afetada em 2023, cinco candidatos concorrem à prefeitura, mas nenhum apresenta propostas para prevenir desastres futuros, mesmo após a destruição completa da Praia da Feiticeira por uma enxurrada.
A proposta de Reinaldinho ganha ainda mais relevância diante de estudos recentes, que mostram como medidas de adaptação implementadas ao longo das últimas duas décadas na Europa foram capazes de prevenir até 80% das mortes por calor extremo. Segundo dados do Observatório do Clima, 47 mil pessoas morreram devido ao calor na Europa em 2022, mas sem ações preventivas esse número poderia ter chegado a 85 mil.
Legado de enfrentamento de crises
Reinaldinho Moreira, atual vice-prefeito, esteve como secretário de saúde de 2020 a 2023, esteve na linha de frente do enfrentamento da tragédia. Sua atuação rápida e decisiva ao lado do atual prefeito Felipe Augusto foi fundamental para o resgate de centenas de pessoas e para o início da reconstrução do município. Eleito vereador em 2012, Reinaldinho foi o mais jovem da história de São Sebastião, e desde então construiu uma trajetória política marcada por seu comprometimento com o desenvolvimento local e a gestão em momentos de crise.
O apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, reflete a confiança do governo estadual no candidato. Tarcísio destacou que Reinaldinho é a escolha certa para dar continuidade ao trabalho de reconstrução da cidade, especialmente após os desastres naturais que colocaram São Sebastião no centro das discussões sobre resiliência climática no Brasil.
Em seu plano de governo, Reinaldinho propõe não só a criação do Plano Municipal de Adaptação às Mudanças Climáticas, mas também o desenvolvimento de um Plano Municipal de Educação Ambiental, com foco na conservação da natureza e saneamento básico. As diretrizes do plano estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reforçando o compromisso do candidato com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.
A abordagem proativa de Reinaldinho em relação à crise climática o coloca em destaque em um cenário onde a maioria dos candidatos negligencia um tema tão urgente. Enquanto outros municípios do Litoral Norte e da Baixada Santista ainda não enfrentam a realidade das mudanças climáticas, São Sebastião parece ter encontrado um caminho possível para lidar com os desafios do futuro – e esse caminho passa pelas mãos de Reinaldinho Moreira.