São Sebastião comemora 387 anos de emancipação política em meio à recuperação após chuvas intensas e trágicas

Compartilhe este conteúdo

São Sebastião comemora, neste 16 de março, 387 anos de sua emancipação político-administrativa. Entretanto, a cidade enfrenta um momento delicado após as intensas chuvas que assolaram a região durante o feriado de Carnaval, ocasionando a perda de 64 vidas e deixando milhares de pessoas desabrigadas. Em respeito às vítimas dessa triste catástrofe, os eventos festivos serão realizados de forma comedida, mas ainda assim a cidade celebra a data com sentimentos de esperança e renovação.

A cidade foi impactada pelo maior volume de chuva já registrado na história do país, com mais de 600 milímetros em 24 horas. O resultado foi um rastro de destruição incalculável. Além do cenário devastador que se instalou, os últimos dias também foram marcados pela solidariedade. Destaque em toda mídia de comunicação nacional, os olhos do povo brasileiro voltaram-se para São Sebastião, o município recebeu mais de mil toneladas de doações, vindas de todo território nacional. Uma incalculável demonstração de amor ao próximo. 

O município está realizando diversas ações em resposta à tragédia, em colaboração com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o governador do Estado, Tarcisio de Freitas. Imediatamente, as três esferas de governo declararam estado de calamidade na cidade, a fim de agilizar os trabalhos emergenciais com o objetivo de reconstruir as áreas afetadas. 

As transferências das famílias desabrigadas, que inicialmente ocupavam os prédios municipais, em sua maioria da Educação, cedidos pela Prefeitura Municipal, para os hotéis, pousadas e Colônia de Férias, foram realizadas em duas semanas após o desastre. A iniciativa possibilitou o retorno às aulas nas escolas que estavam servindo de abrigo. 

São mais de mil pessoas, hoje, sendo auxiliadas pela hospedagem social, recebendo três refeições diárias. Mais de 20 famílias já foram transferidas para o Conjunto Habitacional Caminho das Árvores, em Bertioga, no qual a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado – CDHU, disponibiliza 300 apartamentos que atenderão até 1.200 famílias, pelo período de oito meses, tempo previsto para que as casas destinadas às vítimas da tragédia estejam prontas. 

Os trabalhos estão sendo realizados de forma ininterrupta para a reconstrução e reestruturação da cidade. Apesar das dificuldades em encontrar áreas planas e seguras, Felipe Augusto já indicou oito terrenos para o Governo do Estado construir habitações, incluindo dois na Topolândia, um em Barequeçaba, três em Maresias, um na Barra do Sahy e outro na Praia da Baleia. No início da semana, Tarcísio de Freitas anunciou que a construção de 514 apartamentos no bairro da Baleia começaria imediatamente.

O prefeito enfatiza que é imprescindível que todas as frentes de poder atuem de forma consciente neste momento crucial, conduzindo políticas públicas que priorizem o bem-estar e a segurança da população, além da construção de uma nova São Sebastião, baseada em uma reconstrução verdadeira e duradoura. “É hora de deixar as divergências políticas de lado e trabalhar em conjunto pelo benefício da sociedade sebastianense. Afinal, somente com uma atuação conjunta e comprometida será possível superar os desafios que se apresentam e transformar a cidade em um lugar melhor para se viver”, disse Felipe.

À frente da prefeitura há seis anos, Felipe Augusto discute uma série de temas, incluindo suas perspectivas para os próximos dois anos de mandato. Em 2016, o prefeito conquistou a mais expressiva votação na história de São Sebastião, garantindo 83,2% dos votos válidos e sendo eleito para o quadriênio 2017-2021. Em 2020, reafirmou sua liderança ao conquistar 53% de aprovação nas urnas e garantir um novo mandato para o quadriênio 2021-2024. Esses resultados demonstram a confiança e o apoio da população em sua gestão, e reforçam seu compromisso em continuar trabalhando incansavelmente pela transformação da cidade. 

Assim que assumiu a Prefeitura de São Sebastião, em janeiro de 2017, Felipe Augusto fez valer o compromisso de promover uma verdadeira transformação na cidade que se encontrava em situação precária de abandono. Passados seis anos e olhando para tudo o que foi feito neste período, é possível visualizar os avanços da cidade em todas as áreas: social, cultural, econômico, segurança pública, turística e de infraestrutura, com ações e obras que chegaram a todos os bairros de Norte a Sul. O município se tornou uma referência em desenvolvimento e qualidade de vida, atraindo turistas e investidores de todo o país.

No entanto, em menos de 2 anos de acabar o seu mandato, grande parte da cidade foi destruída pelas fortes chuvas que atingiram o município durante o feriado de carnaval. Mas, assim como ele reconstruiu a cidade uma vez, ele se comprometeu que fará novamente. O prefeito Felipe Augusto tem trabalhado incansavelmente para ajudar as vítimas das chuvas e para reestruturar a cidade.

Felipe Augusto, tem uma vasta lista de obras a serem entregues , entre elas estão: o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), já em obras na região central, o Ginásio Poliesportivo do Pontal da Cruz, a nova sede da Creche Municipal Semiramis Tavolaro Passos, no Pontal da Cruz, quatro novas escolas já licitadas com contratos assinados. Assim como, já em andamento, ações de ampliação das creches Maria Fernanda, na Topolândia; João Gabriel, em Maresias e Maria Leonarda, na Enseada/Canto do Mar. Além de 600 milhões em investimentos em saneamento. Em Maresias já está iniciada a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, outras áreas entrando em projeto, como, Cambury e Toque Toque. Já entregues estão a ES – Estação de Esgoto de Barra do Una e Itatinga. 

Em parceria com o Governo do Estado, a prefeitura está encerrando a pavimentação da entrada da cidade pela região norte do município, obra esta que teve início no Canto do Mar e já chega ao bairro de São Francisco. Esse investimento irá conectar toda a pavimentação da Avenida Guarda Mor Lobo Viana, obra já em estado licitatório que começará no bairro de São Francisco e se estenderá até o bairro da Topolândia, sendo este trecho realizado com recursos municipais. 

Dentro deste grande pacote de obras, diversos bairros serão contemplados com o serviços de pavimentação, correção de calçadas e de drenagem. Na  Vila Amélia, região central, 100% dos bloquetes serão trocados por asfalto, investimentos que se estendem para os bairros do Varadouro, Pontal da Cruz, Reserva do Moulin, Portal da Olaria e São Francisco. Além da retomada e conclusão da Região Norte, que será entregue 100% pavimentada. Já na Região Sul, serão beneficiados os bairros de Boracéia, Barra do Una, Juquehy e Maresias. Intensificando ainda, os serviços de drenagem, limpeza de valas, correção no saneamento, manutenção e zeladoria dos bairros, iluminação e regularização fundiária. 

“Uma das principais perspectivas para os últimos dois anos de mandato é a continuidade dos projetos que já foram iniciados. Isso inclui a implementação de programas de infraestrutura, de saúde, de educação e de segurança pública. O nosso objetivo, além da reconstrução  e reestruturação das áreas atingidas pelas fortes chuvas,  é garantir que todos os demais programas sejam concluídos dentro do prazo estabelecido e que possamos trazer os resultados esperados para a população”, enfatizou o prefeito. 

Neste dia especial para a cidade, o prefeito Felipe Augusto reafirma o seu compromisso com a população e com a reconstrução do município. Ele agradece a confiança e se compromete a continuar trabalhando incansavelmente, reforçando a cada dia o seu compromisso em construir uma nova São Sebastião. “Hoje, no aniversário da nossa cidade, celebramos o trabalho conjunto que temos realizado para transformá-la em um lugar ainda melhor.  Apesar dos desafios que ainda temos pela frente, continuaremos trabalhando com responsabilidade, transparência e comprometimento em prol de toda a população sebastianense. A reconstrução da cidade após as fortes chuvas será um grande desafio, mas estamos confiantes de que, com a ajuda do Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, seremos capazes de superá-lo. A minha equipe e eu estamos empenhados em trabalhar com afinco e dedicação para tornar São Sebastião uma cidade cada vez mais próspera, segura e acolhedora para todos os seus habitantes e visitantes. Juntos, iremos seguir em frente e construir um futuro melhor para a nossa cidade”, concluiu o prefeito. 

Fale Comigo!