São Sebastião, SP – O prefeito Felipe Augusto, em parceria com os governos federal e estadual, realizou nesta quarta-feira (29), o Encontro de Retomada do Turismo no Litoral Paulista, com a participação do Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, da Secretaria Executiva da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Luciane Leite, da equipe técnica do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e do trade turístico da região.
O evento teve como objetivo discutir medidas para impulsionar a retomada do turismo na região, que foi duramente afetada pelas fortes chuvas que atingiram o litoral no feriado de Carnaval, causando grandes estragos em São Sebastião e atingindo direta ou indiretamente 85% dos empreendedores, em especial o turismo, com 76% tendo danos graves ou moderados. Mais de 30 mil cancelamentos de hospedagens foram registrados, gerando um prejuízo estimado no setor de comércio hoteleiro de mais de 50 milhões de reais.
Entre os temas relevantes discutidos durante o evento está o Programa Voa, Brasil, do Ministério de Portos e Aeroportos, que tem o objetivo de democratizar o transporte aéreo, tornando as passagens mais acessíveis, bem como a divulgação de uma linha de crédito exclusiva destinada à região, com condições específicas para atender aos empreendedores do litoral paulista, que será divulgada pela Fungetur.
O Encontro também teve objetivo de promover a divulgação do protocolo de intenções para a retomada do turismo, com apoio de empresas do setor, além de incentivar a baixa temporada na região. O evento foi realizado em parceria com cidades do litoral, incluindo, além de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba, Bertioga e Guarujá.
Segundo o prefeito, a rápida ação do governo municipal buscando liberação de créditos foi de grande valia, caso contrário o prejuízo seria inestimável. “A união de forças entre os governos e o setor privado para a retomada do turismo na região é fundamental para a economia local e para o desenvolvimento do litoral. Importante termos a reconstrução como norte, estamos somando todos os esforços necessários para recepcionar os turistas no próximo feriado”, enfatizou Felipe Augusto.