Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, envia agentes da Defesa Civil para ajudar vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul

Compartilhe este conteúdo

Na noite de domingo (5), o prefeito Felipe Augusto demonstrou solidariedade e compromisso com o povo gaúcho ao enviar agentes da Defesa Civil municipal para integrar a missão de auxílio às vítimas da devastadora tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul. As equipes partiram com destino às cidades de Estrela e Santa Cruz como parte do esforço conjunto do governo do Estado de São Paulo em oferecer suporte aos afetados pelos desastres naturais.

A situação no Rio Grande do Sul é grave, com números alarmantes que refletem a magnitude da tragédia. Até o momento, foram confirmados 83 mortos, com quatro casos em investigação, além de 105 desaparecidos em todo o Estado. São de 345 municípios afetados, representando cerca de 80% das cidades gaúchas. Os dados adicionais indicam 175 pessoas feridas, 9.368 em abrigos, 121.957 desalojadas,  276 feridos, 111 desaparecidos e 850.422 pessoas afetadas. 

Antes da partida das equipes sebastianenses, elas receberam uma bênção especial do pastor Elbio Rodrigues e do padre Alessandro Coelho, em uma comovente corrente de orações. O prefeito Felipe Augusto expressou sua solidariedade e compromisso, destacando: “Estaremos na retaguarda dando o apoio que for necessário. Isso é o mínimo que podemos fazer pelo nosso país que tanto nos ajudou naquela tragédia de 19 de fevereiro de 2023. Nós sabemos o que os brasileiros do Rio Grande do Sul estão passando. A equipe vai unida e retorna unida e espero que seja com sucesso na missão.”

O vice-prefeito Reinaldinho Moreira enfatizou a importância da segurança de todos os envolvidos, incentivando-os a oferecer não apenas ajuda prática, mas também afeto e conforto às vítimas. “Estão ali, com certeza precisando de mais uma atenção humana, que é o que vocês podem levar. Boa sorte a todos.”

A missão no Sul será chefiada pelo agente voluntário da Defesa Civil, Waguinho Barroso, que lidera uma equipe composta por duas viaturas e oito homens. O coordenador municipal Ricardo dos Santos permanecerá em São Sebastião, enquanto outra equipe com mais quatro homens seguirá nesta segunda-feira (6) para o Estado gaúcho. Ao todo, são 12 agentes voluntários, três viaturas, três botes infláveis e equipamentos para salvatagem na água ou em altura que seguem para as cidades de Santa Cruz e Estrela.

O gesto de solidariedade da Prefeitura de São Sebastião demonstra o espírito de cooperação e união entre os municípios brasileiros diante de desastres naturais. Essa é uma demonstração concreta de que, em tempos de crise, a solidariedade e o apoio mútuo são os pilares que sustentam a reconstrução e a esperança.

Fale Comigo!