O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, participou nesta segunda-feira (17) da cerimônia em comemoração aos 47 anos da Defesa Civil, realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A solenidade contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e da primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas. O evento teve como objetivo valorizar e agradecer o trabalho dos profissionais e voluntários que atuaram nas grandes operações de apoio às vítimas das chuvas em São Sebastião, além de um resgate na região de Sorocaba e da missão humanitária enviada à Turquia após um terremoto devastador no início do ano.
Durante a cerimônia, o governador destacou a atuação da Defesa Civil em 2023, que foi ainda mais importante com o trabalho de resgate e salvamento após as chuvas extremas no Litoral Norte durante o carnaval. O maior temporal já registrado no país deixou um rastro de mortes e destruição em São Sebastião, mas a resposta imediata do Governo de São Paulo ajudou a retirar mais de mil pessoas das áreas de risco, ação em que os agentes da Defesa Civil foram decisivos para proteger vidas e auxiliar a cidade a restabelecer serviços essenciais.
Além disso, as inovações para resposta a grandes catástrofes e prevenção de acidentes também fizeram parte do discurso. “A instituição está elaborando e implementando uma série de medidas emergenciais e também de longo prazo para mitigar os impactos de desastres. Um grupo de trabalho atua na modernização do sistema de monitoramento meteorológico de São Paulo, instalação de sirenes em áreas de risco e aprimoramento do sistema de alertas por meio de telefones celulares” destacou Tarcísio.
Criada em 9 de fevereiro de 1976, a Defesa Civil do Estado de São Paulo desempenha um papel imprescindível para toda a população paulista em situações de desastres naturais ou decorrentes de intervenção humana. Por meio de um centro de gerenciamento de emergências, a Defesa Civil monitora as condições climáticas e emite alertas em todas as regiões do estado, inclusive para risco de incêndios nos períodos de estiagem.
Felipe Augusto ressalta a relevância da Defesa Civil: “A homenagem prestada é um reconhecimento ao trabalho dos profissionais que, em situações de emergência, atuam com seriedade e rapidez para enfrentar situações caóticas e proteger vidas. A instituição demonstra excelência técnica e dedicação, sendo essencial para a segurança do nosso município”, declarou o prefeito.