O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, usou suas redes sociais para alertar a população sobre as condições climáticas severas previstas para o período de 18 a 20 de outubro. A cidade, situada no Litoral Norte de São Paulo, está em estado de alerta, com a previsão de ventos de até 60 km/h e chuvas intensas, que podem acumular 150 mm no fim de semana. Para o mês de outubro, o acumulado de precipitação pode chegar a 253 mm, o que eleva o risco de incidentes na região.
No vídeo, o prefeito desmentiu boatos que circulam em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre a possibilidade de um furacão atingir a região. “Circulam nas redes sociais, em grupos de WhatsApp, informações inverídicas, dizendo que o Litoral Norte terá um furacão, não é nada disso, a divulgação está sendo feita com toda responsabilidade”, disse Felipe Augusto.
O alerta foi emitido pela Defesa Civil do município, que está monitorando a situação em colaboração com as autoridades estaduais e federais. “Estamos em alerta da Defesa Civil devido às condições climáticas que foram detectadas para os próximos dias. A previsão está sendo realizada com toda responsabilidade, pela Defesa Civil do município, do Estado e da União. Aqui em São Sebastião, todas as nossas equipes estão de prontidão, estamos em alerta máximo”, ressaltou o prefeito.
O chefe do executivo municipal ainda reforçou a importância de buscar informações em fontes oficiais e seguir as orientações da Defesa Civil. “Os cidadãos deverão acompanhar nos próximos dias, principalmente pela imprensa, as informações verdadeiras. Nós estamos em alerta para essa sexta, sábado e domingo. Todas as nossas equipes estarão nos pontos mais críticos, e atentos 100% aos radares meteorológicos, principalmente ao radar meteorológico do Litoral Norte”, explicou.
Felipe Augusto finalizou o pronunciamento destacando o papel fundamental da Defesa Civil de São Sebastião neste momento. “A Defesa Civil de São Sebastião está pronta para informar e atender, afinal, a Defesa Civil, somos todos nós.”
A Prefeitura de São Sebastião e a Defesa Civil local pedem à população que siga as recomendações e que, em caso de emergência, entre em contato pelos telefones: 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).