O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, em live realizada nesta quinta-feira (22), anunciou novos investimentos e programas para a Saúde do município, entre eles um mutirão de mamografia e nova campanha de castração e chipagem de cães e gatos.
Acompanhado do vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldinho Moreira, e de profissionais da Saúde, na live semanal em que atualiza as informações sobre o enfrentamento à Covid-19, o prefeito falou sobre as novidades para a área. Informou que o governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, lançará em maio o Programa Fila Zero de Mamografia e Densitometria, com o objetivo de realizar em torno de 600 exames em aproximadamente 30 dias. “Faremos um verdadeiro mutirão”, afirmaram o prefeito e o secretário.
Outro fato novo divulgado foi a aquisição de três mil microchips para a realização de uma nova campanha de castração e chipagem de cães e gatos. A prefeitura já realiza a castração de cães e gatos do município gratuitamente, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde (SESAU) e localizado no bairro Jaraguá, na Costa Norte.
As programações das campanhas de mamografia e da castração serão anunciadas em breve pela gestão municipal.
Na live, o secretário e o prefeito confirmaram que o governo municipal já está estudando junto com a UNITAU (Universidade de Taubaté) o teor de minutas que objetivam a assinatura de um convênio entre as instituições para concessão de bolsas de estudos de medicina para sebastianenses, conforme debatido no dia 13 de abril, entre representantes da universidade (reitoria e vice-reitoria) e o prefeito, em videoconferência. O objetivo de Felipe Augusto é encontrar uma solução para o problema da falta de profissionais da saúde no Litoral Norte, visto que a proposta é formar médicos e outros profissionais de Saúde (Odontologia, Fisioterapia e Enfermagem)
Outras duas boas notícias da área foram a contratação, nos últimos 20 dias, de cinco novos médicos para o Hospital da Costa Sul, em Boiçucanga, o que melhorará ainda mais a situação de escala médica naquela região; e o início da realização de diversos exames laboratoriais no Hospital da Costa Sul, entre eles: hemograma completo, urina e enzimas cardíacas, etc.
Os novos exames serão viabilizados em breve e tornaram-se possíveis após reunião com um laboratório prestador de serviços. “Essa é mais uma excelente conquista para o hospital e para a comunidade”. Destacou Felipe Augusto, lembrando, com o secretário de Saúde, que durante décadas os exames eram coletados na Costa Sul e enviados para o centro de São Sebastião, o que demorava a chegada do resultado.
Nesta quinta-feira, também foi informado que o COMUS (Conselho Municipal de Saúde) aprovou os instrumentos de gestão e Relatório Anual da Saúde.