No mês dedicado às mulheres, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, celebrou o importante avanço na promoção da segurança e bem-estar feminino, no dia 8 de março, com a inauguração da nova sede da Delegacia em Defesa da Mulher (DDM), um marco significativo na luta contra a violência de gênero.
A cerimônia contou com a participação de autoridades locais, como Hugo Parreiras de Macedo, delegado seccional de Polícia de São Sebastião; Patrícia Casanova Crivochein, delegada da DDM; Jaqueline Rodrigues, presidente da 136ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Sebastião; Andreia Rodrigues, coordenadora da Mulher; Márcia Ione de Mello Souza, presidente do Conselho Municipal do Idoso (COMISS); Elias Rodrigues, secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES); Reinaldinho Moreira, secretário de Saúde e vice-prefeito de São Sebastião.
A nova sede da DDM, localizada na Vila Amélia, é resultado de uma parceria entre a prefeitura e o governo do Estado. O espaço passou por adaptações para proporcionar um ambiente acolhedor e específico para o atendimento de mulheres vítimas de crimes de gênero. A instalação de salas equipadas com atendimento online 24 horas por dia é uma medida inovadora que visa garantir o acesso rápido e eficaz para aquelas que necessitam de suporte.
A sala de atendimento online funciona como uma extensão da DDM de São Paulo, conectando as vítimas ao plantão da delegacia local, mas proporcionando atendimento por videoconferência conduzido por uma equipe especializada da Delegacia de Defesa da Mulher sediada na capital.
O prefeito Felipe Augusto ressaltou a importância da iniciativa. “Esta conquista não é apenas a abertura de um espaço físico; representa a concretização do nosso compromisso com a segurança e o bem-estar das mulheres de São Sebastião. A nova DDM, agora equipada com instalações adequadas, é a materialização de uma promessa cumprida.”
DDM
Segundo o governo estadual, instaurada em 1985, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) é uma unidade policial, especializada no atendimento de mulheres, idosos, crianças e adolescentes que vivenciaram situações de violência física, moral e sexual.
O órgão é responsável pelo registro de ocorrências, investigação e apuração de crimes. No local também são feitas solicitações de medidas preventivas previstas na Lei Maria da Penha e o encaminhamento para laudos no IML (Instituto Médico Legal). Em todo Estado de São Paulo, são 133 DDM.
A DDM de São Sebastião está localizada à Rua Marechal Floriano Peixoto, 340, bairro Vila Amélia, região central. O horário de atendimento é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Telefone (12) 3893-1213.
Central de Atendimento à Mulher
O ‘Ligue 180’ é um serviço de utilidade pública, criado para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações de direitos, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes, e monitora o andamento dos processos.
Entre as orientações, atendimentos especializados da rede protetiva, direitos da mulher, legislação vigente e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.