Bloqueio visa impedir entrada de pessoas contaminadas na cidade
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, intensificou, nesta quinta e na sexta-feira (1º e 2 de abril), dias da véspera e do feriado da Páscoa, uma operação de 24 horas de combate à Covid-19, em Boraceia, na Costa Sul, divisa com Bertioga.
A barreira sanitária, que visa impedir a entrada de pessoas contaminadas no município, começou às 8h e conta com a participação das Secretarias de Saúde (SESAU), de Segurança Urbana (SEGUR) e Serviços Públicos (SESEP), da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), com a colaboração da Polícia Militar e Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo, e parceria com a ETS Escola Técnica.
“Com essas barreiras, pretendemos salvaguardar vidas da nossa população, ao restringir o acesso de pessoas contaminadas dentro de nosso território. Assim poderemos conter a expansão da Covid-19 na cidade”. Explicou Felipe Augusto.
Esse bloqueio consiste na abordagem de veículos com placas de outros municípios, de fora do Litoral Norte, prestadores de serviço e de serviços essenciais.
São feitas orientações sobre a pandemia e a situação do sistema de saúde pública da cidade. Também é feito um questionário e aferição da temperatura corporal dos integrantes do veículo. Os pneus dos carros são desinfetados com uma solução à base de hipoclorito de sódio.
É realizada a testagem rápida para detectar Covid-19 por amostragem. Pessoas com resultado positivo para coronavírus são orientadas a retornar à sua cidade de origem e realizar quarentena domiciliar.
Os visitantes que possuírem exame laboratorial RT-PCR, realizado no máximo 48 horas antes da chegada, atestando negativo ou carteira de vacinação de Covid-19 deverão apresentar os documentos aos agentes da barreira sanitária. Porém, não serão retirados da fila antecipadamente.
Resultados
No primeiro final de semana que realizou a barreira em Boraceia, da sexta-feira para o sábado (26 e 27), durante 24 horas, foram realizados 1010 testes, sendo 28 confirmados.
A Prefeitura também realizou barreiras na costa norte, divisa com Caraguatatuba. Na segunda e na terça-feira (29 e 30) foram feitos 364 testes rápidos, sendo 40 resultados positivos.
Testes
A Prefeitura de São Sebastião realizou mais de 35 mil testes rápidos para Covid-19 em sua população, mais de 39% dos sebastianenses, índice encontrado em testagem de primeiro mundo.
O objetivo dessa ação está na informação que se obtém com seus resultados: é possível realizar o mapeamento da doença no município e enfrentar o coronavírus de forma mais efetiva.
Porém, o mais importante da testagem rápida é identificar os positivados para que recebam assistência médica e realizem a quarentena domiciliar. Desta forma, além de atender a população devidamente, é possível conter a expansão da Covid-19, principalmente de pessoas que estavam assintomáticas e transmitiam o vírus sem ter conhecimento.
Atualmente, há 7.405 casos confirmados da doença, com uma taxa de recuperação acima de 93%. Foram registrados 98 óbitos de moradores e 6 óbitos de não residentes, além de 5 óbitos suspeitos.
Em três dias, até quarta-feira (31), São Sebastião registrou cinco óbitos devido à covid-19.