São Sebastião terá que transferir pacientes graves por falta de medicamentos para intubação no mercado

Compartilhe este conteúdo

Segundo fabricantes, todos os medicamentos produzidos terão que ser encaminhados ao Ministério da Saúde, que fará a distribuição aos municípios.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, confirmou nesta sexta-feira (19), em live realizada no início da tarde, que o município terá que transferir pacientes de Covid-19 em estado grave. Como o prefeito alertara há semanas, a cidade não tem mais medicamentos para proceder a intubação de pacientes nestas condições na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Clínicas Central.

Diante da situação, a partir de agora a Secretária Municipal de Saúde, pedirá a transferência dos pacientes que precisarem ser intubados para o Hospital Regional de Caraguatatuba ou para onde determinar o CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).

O prefeito explicou, novamente, a dificuldade. “Não temos mais medicamentos para intubar na UTI. Não existe como efetuar a compra desses medicamentos, porque segundo os fabricantes estão indisponíveis no mercado, diante do aumento da demanda provocado pela pandemia. De acordo com os fabricantes, toda a produção agora será encaminhada ao Ministério da Saúde, que fará a distribuição ao município”. Disse Felipe Augusto.

O secretário de Saúde e vice-prefeito, Reinaldinho Moreira, que participou da live desse início da tarde, fez questão de reafirmar que o município pedirá remoção dos pacientes por falta de insumos para a UTI e não por falta de leitos. Os medicamentos são usados para manter o paciente sedado no coma induzido e tratados com o uso de ventilação mecânica. Outro problema levantado por ele é que o Hospital Regional também está com sua capacidade de ocupação de leitos próxima de um colapso, operando perto do limite de sua capacidade – 40 leitos de UTI e 30 de enfermaria.

Até a hora da live, a cidade registrava 38 pessoas internadas, sendo 16 na UTI, com 10 intubadas. A cidade registra 86 óbitos e já testou 38% (quase 40 mil testes) de sua população.

O secretário voltou a fazer o alerta mencionado pelo prefeito nas últimas semanas, sobre a força da variante do coronavírus. “A contaminação dessa nova cepa é rápida e atinge qualquer faixa etária. Nesta sexta-feira, deu entrada na UTI uma jovem de 24 anos, sem comorbidades, em estado grave”. Informou Reinaldinho Moreira.

Bloqueio

O prefeito descartou a possibilidade de antecipar feriados, como anunciado pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, para cinco datas. Felipe também desmentiu a informação falsa de que pretende fechar todo o comércio na cidade e finalizou a live afirmando que insistirá, junto ao governo do estado, para a realização de bloqueio em estradas de acesso ao litoral. Também confirmou que manterá as praias fechadas.  

A secretária adjunta de Saúde, Maria Ângela Laurito, e o comandante da Guarda Civil Municipal, André Maciel, participaram da live para esclarecer dúvidas, falar do atendimento, orientações e fiscalização.  

Fale Comigo!